Estou de recesso no blog, por causa dos meus compromissos de final de ano... Então decidi, nesse período, republicar algumas receitas de que gosto mais e que ficaram esquecidas lá atrás... Esse foi meu primeiro post... Adoro esse chutney!
Chutney de Manga
Ingredientes
200ml de mel
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de vinagre branco (evite o Agrin, prefira vinagre de vinho branco)
1 cebola grande picada
1,5 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de curry
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado (se gostar bem picante, pode aumentar um pouco a quantidade de gengibre)
água (se nescessário)
Modo de Preparo
Reforgue a cebola na manteiga até ficar transparente.
Acrescente o gengibre e o curry.
Coloque a manga e refogue por mais uns 5 minutos.
Acrescente o vinagre, o açúcar mascavo e o mel, mexa bem e deixe cozinhando em fogo baixo até a manga desmanchar, mexendo de vez em quando.
A água será necessária, dependendo do tipo de manga e do gosto de cada um.
Há mangas mais macias e com mais água, essas praticamente dispensam a água durante o cozimento. Já as mangas mais fibrosas demoram mais a cozinhar e você pode acrescentar aos poucos pequenas porções de água para que o chutney fique mais líquido. De qualquer modo, a água total não deve passar de 200ml.
O importante é lembrar que culinária é aperfeiçoamento, repita vária vezes a receita, procurando encontrar o seu ponto preferido de consistência e temperos.
Boa sorte! O chutney é um excelente acompanhamento tanto para carnes assadas, quanto para a culinária vegetariana, fica muito bom para acompanhar o seitan (bife de glúten) frito.
Feliz Natal!
Feliz Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário