domingo, 31 de outubro de 2010

Iogurte Caseiro

Se você consome bastante iogurte, uma boa opção é fazer em casa... Fica bem mais barato!
Minha sugestão não é produzir o coalho em casa; você pode comprar só um copinho no mercado e fazer até 2 litros de iogurte com ele.
Você pode ainda reservar um copinho do iogurte que fez, para fazer os próximos e assim sucessivamente... Você nunca mais precisará comprar iogurte... rsrs


Iogurte Caseiro

Ingredientes


1 copo de iogurte (pode ser de qualquer marca, mas tenho obtido um melhor resultado com o iogurte da Nestlé...)
2 litros de leite integral

Modo de Preparo

Esquente o leite sem deixar ferver. O ideal é que o leite esteja a cerca de 38°C (faça o teste da mamadeira de bebê, coloque um pouquinho do leite no dorso da mão e você deve sentir a temperartura um pouco mais quente que sua pele).
Despeje o iogurte no leite aquecido e mexa até que ele se dissolva totalmente.
Tampe a vasilha e enrole em um pano para manter a temperatura por mais tempo.
O tempo de coalho é cerca de 12h. Você pode fazer à noite, para que esteja pronto na manhã seguinte.
Nos dias quentes, o processo é mais rápido. Se tiver pressa, utilize apenas 1 litro de leite para cada copinho de iogurte.

Depois de coalhado, é só levar para gelar e consumir da maneira que preferir: com açúcar ou mel, batido com frutas, com aveia ou granola...

5 comentários:

  1. Bia vou deixar uma dica que sempre uso, acrescente 2 ou 3 colheres de leite em pó no leite quente para que o iogurte fique mais concistente!
    Parabéns pelo Blog, está lindo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Elga... Vou experimentar!
    Eu tenho usado o iogurte da Nestlé justamente por que com ele tenho conseguido uma consistência melhor... Agora vou testar com o leite em pó!

    ResponderExcluir
  3. Bia, gosto muito de iogurte, como sou diabética e hipertensa, vou preparar esse em casa pois é economico e posso usar o adocante.Gostaria de uma receita de leite condensado caseiro dietético, amei suas receitas,só estou obesa e tenho que mudar meus hábitos alimentares, ter alimentação saudáve, e balanceada, vou colar rm vc,bjo

    ResponderExcluir
  4. Adoro iorgute tbm, já fiz muito, é verdade Bia, a qualidade é importante. Algumas vezes que fiz, o iorgute fica leitoso, sem aquela consistência de creme. Bom, é sabido que a temperatura certa é tudo, é o pulo do gato!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Por estos días no mercado livre e na shopee encontrei uma isca em pó para iogurte natural ele se chama Bio Rich,.
    Eu comprei e fiz em casa, é um iogurte natural muito gostoso

    ResponderExcluir