quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Gulab Jamun (bolinho indiano de leite em calda de água de rosas)

Essa receita só poderia ser indiana, é uma delícia e precisa de uma paciência yogui pra fazer... Mas, como a iluminação, pode até ser difícil, mas vale muito a pena! rsrs

Gulab Jamun


Calda

750g de açúcar
1 litro de água
1 colher de sopa de água de rosas (pode ser encontrada em casas de produtos árabes ou naquele supermercado que tem nome de ponto turístico carioca)

Dissolver o açúcar na água e levar para ferver em fogo brando, quando a calda começar a engrossar um pouco, colocar a água de rosas. Desligar o fogo quando estiver em calda não muito grossa. Reservar


Bolinhas

Ingredientes

150g de leite em pó desnatado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de farinha de semolina
2/3 colher de sobremesa de fermento em pó
3 colheres de sobremesa de manteiga amolecida
5 colheres de sopa de leite
Óleo para fritar



Modo de Preparo

Misture o leite em pó, a farinha de trigo e a de semolina, o fermento e a manteiga
Junte o leite e bata com uma colher de pau até obter uma massa elástica e sem pelotas. Nessa parte, começa a aula de yoga, paciência, equilíbrio e força muscular, ok? Pra que academia se vc pode malhar cozinhando?
Para facilitar, termine o trabalho com a mão. Amasse bem e divida a massa em 6 pedaços.
Se a massa estiver meio seca e esfarelando, pode acrescentar mais um pouquinho de leite, mas cuidado, senão você vai obter uma meleca grudenta e não conseguirá fazer as bolinhas, a massa fica bem sequinha mesmo e esfarela um pouco.
Faça 6 rolinhos com as partes da massa, como aquela brincadeira de massinha de criança. Se a massa estiver bem sequinha, não faça muita força pra modelar os rolinhos, senão eles vão desmanchar.
Divida cada rolinho em 6 pedaços e modele, com a ponta dos dedos, cada pedacinhos para obter bolinhas (ou quase!)
Aqueça óleo suficiente para fritar as bolinhas por imersão, mas deixe o óleo muito quente, senão as bolinhas torram!
Frite as bolinhas até dourarem. Vá virando-as na panela, para que elas fritem por igual. Depois, coloque as bolinhas para escorrer em papel absorvente.
Passe as bolinhas para a panela da calda e cozinhe por uns 3 minutos.

Transfira para uma travessa com uma quantidade generosa da calda, para que o sabor das bolinhas vá se acentuando.
Deixe esfriar e bom apetite!

2 comentários:

  1. Eu AMO esse docinhos. Quando vc estiver por aqui, te levo num vegetariano indiano que tem lá na Vila Madalena e que servem esse doce de sobremesa: DIVINO!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bia,

    eu fiz o Gulab Jamun com outra receita (só agora vi a sua), mas o que aconteceu foi que eles desmancharam quando pus na calda. Até fritar parecia que o ponto estava certo e eles não despedaçaram. Mas na calda eles ficaram muito ensopados e desmancharam um pouco. Você tem ideia de qual seria o problema? Acho que não prestei atenção direito no ponto da calda e ela ficou rala demais - será que foi isso? Ou talvez eu tenha enrolado demais as bolinhas...
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir